Vejamos algumas definições sobre o SERVIÇO MÓVEL MARÍTIMO - SMM
Licença de Estação de Navio - As embarcações que dotam equipamentos de rádio comunicação devem obter a Licença de Estação de Navio junto a ANATEL ( Obrigatório ).
O MMSI (Maritime Mobile Service Identity) é uma espécie de identidade de cada embarcação. É formado por uma série de nove dígitos transmitidos pelos sistemas de rádio de forma a identificar unicamente estações de navio, estações terrenas a bordo de navios, estações costeiras, estações terrenas costeiras e chamadas em grupo. Essas identificações são formadas de modo que a identidade, ou parte dela, possa ser usada por usuários de telefone ou telex conectados às redes telefônicas comuns, permitindo chamar as estações de navio automaticamente. A identidade deve ser inserida nos recursos do Global Maritime Distress Safety Service (GMDSS) que a embarcação SOLAS possuir (EPIRB, INMARSAT, DSC). Embarcações não SOLAS, mas que tenham recursos do GMDSS, devem inserir em seus equipamentos um MMSI.
VHF MARÍTIMO - opera na frequência de 156 a 162 MHz, pode ser fixo ou portátil, conhecido por HT, abreviatura de hand talk. Os rádios VHF fixos oferecem mais recursos, 25 W de potência e alcance que pode chegar a 40 milhas (74 km), dependendo da antena e das condições atmosféricas. A Chamada Seletiva Digital (DSC) é reservada ao anúncio de urgências, chamadas de perigo, emergência e avisos relacionados à segurança (BOTÃO VERMELHO) conhecido como DISTRESS OU DSC.
EPIRB (Emergency position indicating radio beacons) são transmissores de localização usados em situações de emergência, operados através do consórcio de satélites (COSPAS-SARSAT). Quando ativado, este aparelho envia sinais intermitentes com dados que possibilitam a localização das pessoas, embarcações ou aeronaves necessitando de resgate.
Este equipamento é parte do Sistema de Apoio a Segurança Marítima Global (GMDSS), liderado pelos Estados Unidos.
O propósito básico dessa tecnologia é possibilitar o resgate mais rápido possível da(s) vítima(s), já que, estatisticamente, a maioria dos acidentados sobrevive apenas aos primeiros dias, quando não apenas ao primeiro dia, dependendo das situações com: a temperatura da água, o tempo de permanência na água, aspectos psicológicos, etc.
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Balizas de emergência são a sua chance para a sobrevivência em caso de uma situação de perigo. Muitos dispositivos alternativos estão disponíveis, mas apenas as balizas de emergência reconhecidas para uso no sistema Cospas-Sarsat fornecem alertas direto para o serviço de busca e salvamento em todo o mundo e podem desencadear uma resposta imediata a emergências envolvendo aeronaves, navios ou indivíduos.
Existem três tipos de balizas de emergência utilizados como parte do sistema Cospas-Sarsat: · Transmissores localizadores de emergência (ELT) para fins de aviação · Emergency Position Indicating Radio Beacons (EPIRB) para fins marítimos · Pessoais Locator Beacons (PLB) para uso pessoal
Quando ativada, uma baliza envia um sinal codificado digitalmente através do sistema Cospas-Sarsat que alerta as autoridades de busca e salvamento que uma situação de perigo existe.
Não, o registro é gratuito.
Cada baliza de emergência contém um código de identificação único do país. No Brasil, o código hexadecimal de uma baliza começa com 58 ou D8. Se a identificação de sua baliza começa com uma dessas combinações, então ela está codificada para o Brasil. Se ele começa com qualquer outra combinação, então não é brasileira e, portanto, não pode ser registrado no banco de dados do Brasil.
Você precisa entrar em contato com seu revendedor ou procurar uma oficina de manutenção específica, para que sua baliza seja recodificada.
Enquanto a baliza de emergência for aprovada para uso no Brasil, você pode fazê-lo. No entanto, é obrigatório que seu equipamento seja codificado para o Brasil, a fim de que ele seja registrado com o Banco de Dados Brasileiro.
A partir de 01 de fevereiro de 2009 os satélites Cospas-Sarsat não processam mais os sinais de emergência 121,5 / 243,0 MHz.
Não há multa ou penalidade se uma baliza de emergência for ativada acidentalmente. Em caso de ativação acidental, o BRMCC deve ser informado pelo telefone (61)3365-2964/ (61)3364-8395.
O registro deve ser alterado se houver alguma mudança em seu status. É de responsabilidade dos proprietários da baliza de emergência manter seu registro atualizado. Isto inclui a baliza não está mais em uso, roubado, perdido, quebrado, ou retirado de serviço.
Balizas de Emergência 406Mhz são codificados para refletir o tipo de baliza, utilização e protocolos nacionais de codificação. Para decodificar uma baliza utilize o seguinte - http://bit.ly/1XGy536.
Um sinal de emergência com GPS tem as coordenadas em seu sinal transmitido. O GPS é uma ferramenta de navegação e posicionamento preciso. Um dispositivo GPS pode demorar alguns minutos para estabelecer a sua posição. Já os equipamentos sem GPS não fornecem as coordenadas pelo equipamento e sim pelo cálculo do efeito doppler.
Sim. O funcionamento corretamente do protocolo de localização da baliza irá fornecer informações de localização em poucos minutos após seu acionamento.
Não há nenhum processamento de sinais 121,5/243MHz no BRMCC desde de 1º de fevereiro de 2009.
Um recebimento de um sinal de emergência será recebido pelo BMCC mesmo se a baliza não estiver registrada. Isto será considerado uma emergência.
Não, o seu registo não expira, portanto, é muito importante manter todas as suas informações pessoais, como endereço e contatos de emergência atualizadas.
Sim, um lembrete será enviado via e-mail, de dois em dois anos a contar da data do registro ou última atualização. É de sua responsabilidade a atualização de suas informações.
Sua informação é fornecida para as equipes de busca e salvamento na região para a qual o acionamento ocorreu.
Não. Pense em um sinal de emergência como um carro. Quando você compra um carro, você ainda deve registrá-lo em nome do novo proprietário. Uma baliza segue o mesmo princípio.
Neste caso, existem duas coisas que têm de ser feitas. O vendedor deve excluir o registro de sua baliza. Em seguida, o novo proprietário deve entrar em registrar o equipamento como novo proprietário.
Não. A baliza de emergência é um equipamento que visa inclusive identificar o veículo por meio do registro, se o BRMCC recebe o alerta de uma baliza, o sistema SAR fará a busca pela aeronave cadastrada e, uma vez informado que a aeronave encontra-se em segurança, o alerta é considerado falso enquanto o acidente pode ter ocorrido com outra aeronave portando a baliza da aeronave segura.
Os testes de balizas podem ser feitos por meio do botão de teste na própria baliza. Testes em modo operacional devem ser previamente agendados e autorizados pelo BRMCC por meio do telefone (61)3365-2964