Motonauta

Para conduzir com segurança uma embarcação de esporte e ou recreio é fundamental o conhecimento das regras de navegação, equipamentos obrigatórios, técnicas de salvatagem, manobras, etc.


Nossa missão é apresentar aos nossos alunos a náutica sob o ponto de vista da responsabilidade, segurança e educação. Queremos que ao final de todo processo, além de habilitado, o aluno adquira uma nova mentalidade marítima, de modo que a náutica se torne, a cada dia, um esporte e ou recreio mais seguro.


O candidato a essa categoria poderá conduzir Moto Aquática dentro dos limites da área de navegação interior (1 ou 2), definida pela Capitania dos Portos responsável pela jurisdição da referida área de navegação. A área de navegação interior, normalmente, está definida nas Normas e Procedimentos das Capitanias dos Portos (NPCP).


SERVIÇOS INCLUSOS:


CURSO TEÓRICO

  • das 09:00 às 13:30 hs em nossas instalações, com data definida pela escola (normalmente aos sábados). Abordamos os assuntos pertinentes à prova, além de informações de extrema importância para sua navegação. Apesar do curso teórico não ter o caráter obrigatório, consideramos parte fundamental do aprendizado do aluno.
  • vídeo aulas gravadas ficam a disposição dos nossos alunos para estudo do conteúdo até a data da prova.


MATERIAL DIDÁTICO - disponibilizamos apostila em PDF para estudo do conteúdo.


TRÂMITE - todo trâmite junto à Marinha do Brasil (entrega dos documentos necessários à inscrição para a prova, inscrição, agendamento de prova e envio do protocolo de prova) fica a cargo da Boreste. A Carteira de Habilitação de Amador (CHA) é digital, e, após aprovação, será emitida e disponibilizada pela Marinha do Brasil no aplicativo "GOV.BR".


AULA PRATICA - a partir de Jullho/12, a Marinha do Brasil estabeleceu, por meio da NORMAM 34 - Anexo 3-C - Seção II, uma carga horária obrigatória de 03 horas para habilitação do Motonauta


Esta aula é dividida em dois módulos sendo:

  • no primeiro módulo, na areia da praia, ao lado da Moto Aquática, será efetuado com ênfase em Regras de Navegação, Normas da Marinha, Manutenção do Equipamento, Documentação, dicas de condução do equipamento.
  • no segundo módulo, na água com o aluno conduzindo a Moto Aquática, são efetuadas as manobras do RIPEAM, manobras de pilotagem entre boias, pilotagem com garupa, manobra sentado, manobra em pé, manobra em emergência e queda com retomada.


Aula realizada na Praia do Camaroeiro em Caraguatatuba/SP.

Galeria de Fotos