Aqui vai o texto da testeira de Duvidas Frequentes
Temos aceitação para todos os tipos de embarcações, sejam elas Lanchas, Iates, Veleiros, Balsas, Embarcações Comerciais ou Jet Skis. Envie para analise seu risco que lhe retornaremos sobre quais as condições do seguro.
Sim, porém o limite de idade aceito é de até 10 anos de uso para embarcação.
A resposta é depende do tipo de embarcação e do ano de fabricação dela.
Para veleiros conseguimos aceitação para embarcações até 40 anos, já para lanchas conseguimos apenas com até 30 anos de uso.
A Cobertura Básica de nossas apólices de Seguro Náutico compreende os riscos de Indenização Integral, Roubo Total ou Furto Qualificado Total, Assistência e Salvamento, Avaria Parcial e Retirada e Colocação na Água.
Primeiramente é importante lembrar que no Seguro Náutico, diferentemente do Seguro Automóvel, o segurado é o responsáve pelo pagamento da vistoria prévia.
Os valores irão variar para cada cidade no país e do tipo de embarcação a ser vistoriada (Ex: Lanchas pagam mais caro que Jet Skis).
O Segurado recebe um laudo de vistoria completo, assinado por um perito engenheiro naval que irá atestar as condições de navegação, conservação e uso da embarcação.
Tenha a certeza de que se sua vistoria foi aprovada pelo seguro, a sua embarcação segue todos os requisitos de segurança para navegação.
Se for embarcação nova é necessário fazer uma inscrição inicial. Se for uma embarcação usada é feita uma transferência de propriedade.
Balizas de emergência são a sua chance para a sobrevivência em caso de uma situação de perigo. Muitos dispositivos alternativos estão disponíveis, mas apenas as balizas de emergência reconhecidas para uso no sistema Cospas-Sarsat fornecem alertas direto para o serviço de busca e salvamento em todo o mundo e podem desencadear uma resposta imediata a emergências envolvendo aeronaves, navios ou indivíduos.
Existem três tipos de balizas de emergência utilizados como parte do sistema Cospas-Sarsat: · Transmissores localizadores de emergência (ELT) para fins de aviação · Emergency Position Indicating Radio Beacons (EPIRB) para fins marítimos · Pessoais Locator Beacons (PLB) para uso pessoal
Quando ativada, uma baliza envia um sinal codificado digitalmente através do sistema Cospas-Sarsat que alerta as autoridades de busca e salvamento que uma situação de perigo existe.
Não, o registro é gratuito.
Cada baliza de emergência contém um código de identificação único do país. No Brasil, o código hexadecimal de uma baliza começa com 58 ou D8. Se a identificação de sua baliza começa com uma dessas combinações, então ela está codificada para o Brasil. Se ele começa com qualquer outra combinação, então não é brasileira e, portanto, não pode ser registrado no banco de dados do Brasil.
Você precisa entrar em contato com seu revendedor ou procurar uma oficina de manutenção específica, para que sua baliza seja recodificada.
Enquanto a baliza de emergência for aprovada para uso no Brasil, você pode fazê-lo. No entanto, é obrigatório que seu equipamento seja codificado para o Brasil, a fim de que ele seja registrado com o Banco de Dados Brasileiro.
A partir de 01 de fevereiro de 2009 os satélites Cospas-Sarsat não processam mais os sinais de emergência 121,5 / 243,0 MHz.
Não há multa ou penalidade se uma baliza de emergência for ativada acidentalmente. Em caso de ativação acidental, o BRMCC deve ser informado pelo telefone (61)3365-2964/ (61)3364-8395.
O registro deve ser alterado se houver alguma mudança em seu status. É de responsabilidade dos proprietários da baliza de emergência manter seu registro atualizado. Isto inclui a baliza não está mais em uso, roubado, perdido, quebrado, ou retirado de serviço.
Balizas de Emergência 406Mhz são codificados para refletir o tipo de baliza, utilização e protocolos nacionais de codificação. Para decodificar uma baliza utilize o seguinte - http://bit.ly/1XGy536.
Um sinal de emergência com GPS tem as coordenadas em seu sinal transmitido. O GPS é uma ferramenta de navegação e posicionamento preciso. Um dispositivo GPS pode demorar alguns minutos para estabelecer a sua posição. Já os equipamentos sem GPS não fornecem as coordenadas pelo equipamento e sim pelo cálculo do efeito doppler.
Sim. O funcionamento corretamente do protocolo de localização da baliza irá fornecer informações de localização em poucos minutos após seu acionamento.
Não há nenhum processamento de sinais 121,5/243MHz no BRMCC desde de 1º de fevereiro de 2009.
Um recebimento de um sinal de emergência será recebido pelo BMCC mesmo se a baliza não estiver registrada. Isto será considerado uma emergência.
Não, o seu registo não expira, portanto, é muito importante manter todas as suas informações pessoais, como endereço e contatos de emergência atualizadas.
Sim, um lembrete será enviado via e-mail, de dois em dois anos a contar da data do registro ou última atualização. É de sua responsabilidade a atualização de suas informações.
Sua informação é fornecida para as equipes de busca e salvamento na região para a qual o acionamento ocorreu.
Não. Pense em um sinal de emergência como um carro. Quando você compra um carro, você ainda deve registrá-lo em nome do novo proprietário. Uma baliza segue o mesmo princípio.
Neste caso, existem duas coisas que têm de ser feitas. O vendedor deve excluir o registro de sua baliza. Em seguida, o novo proprietário deve entrar em registrar o equipamento como novo proprietário.
Não. A baliza de emergência é um equipamento que visa inclusive identificar o veículo por meio do registro, se o BRMCC recebe o alerta de uma baliza, o sistema SAR fará a busca pela aeronave cadastrada e, uma vez informado que a aeronave encontra-se em segurança, o alerta é considerado falso enquanto o acidente pode ter ocorrido com outra aeronave portando a baliza da aeronave segura.
Os testes de balizas podem ser feitos por meio do botão de teste na própria baliza. Testes em modo operacional devem ser previamente agendados e autorizados pelo BRMCC por meio do telefone (61)3365-2964