Para conduzir com segurança uma embarcação de esporte e ou recreio é fundamental o conhecimento das regras de navegação, equipamentos obrigatórios, técnicas de salvatagem, manobras, etc.
Nossa missão é apresentar aos nossos alunos a náutica sob o ponto de vista da responsabilidade, segurança e educação. Queremos que ao final de todo processo, além de habilitado, o aluno adquira uma nova mentalidade marítima, de modo que a náutica se torne, a cada dia, um esporte e ou recreio mais seguro.
O candidato a essa categoria poderá conduzir embarcações de esporte e ou recreio dentro dos limites da área de navegação interior (1 ou 2), definida pela Capitania dos Portos responsável pela jurisdição da referida área de navegação. A área de navegação interior, normalmente, está definida nas Normas e Procedimentos das Capitanias dos Portos (NPCP).
SERVIÇOS INCLUSOS:
CURSO TEÓRICO:
MATERIAL DIDÁTICO - disponibilizamos apostila em PDF para estudo do conteúdo.
TRÂMITE - todo trâmite junto à Marinha do Brasil (entrega dos documentos necessários à inscrição para a prova, inscrição, agendamento de prova e envio do protocolo de prova) fica a cargo da Boreste. A Carteira de Habilitação de Amador (CHA) é digital, e, após aprovação, será emitida e disponibilizada pela Marinha do Brasil no aplicativo "GOV.BR".
AULA PRATICA - Para habilitação do Arrais Amador, a partir de 2 de Julho de 2012, a Marinha do Brasil tornou obrigatório, por meio da NORMAM-03/DPC, no seu anexo 5-A, Item 1, alínea a), uma carga horária de 06 horas de treinamento náutico prático a bordo da embarcação da Entidade de Treinamento Náutico (ETN).
1 - Aula com uma carga horária de 06 horas, realizada a bordo da nossa embarcação, saindo de Caraguatatuba, navegando ao longo do Canal entre as cidades de São Sebastião e Ilhabela.
2 - O total de milhas náuticas navegado nesta aula fica em torno de 37 milhas náuticas.
3 - São realizados vários exercícios, entre os quais destacamos - pegar Bóia, atracação e desatracação, fundeio, homem ao mar, balizamentos e RIPEAM.